O ouro 14k se destaca como uma das melhores opções para quem busca peças sofisticadas, duráveis e com excelente custo-benefício. Com sua combinação entre ouro puro e outros metais que garantem maior resistência, o ouro 14k é a escolha perfeita para quem deseja joias de qualidade, que vão durar a vida toda se bem cuidadas. Entenda.
Afinal, o que é 14k?
O número + a letra "k" indica o teor de pureza do ouro.
Para uma joia ser feita e ter usabilidade é necessário que o metal nobre ouro seja ligado com outros metais para dar maleabilidade suficiente para montar o adereço e ser resistente a ponto de ser utilizado. O ouro encontrado na natureza é o de 24k (muito difícil de ser usado em joias por causa da sua maleabilidade).
O teor do ouro dita como serão formadas as ligas. Por exemplo, uma joia de ouro 18k possui 75% de ouro e o restante de outros metais. Já o ouro 14k é formada por 58,3% de ouro e o restante por liga metálica.
Benefícios
Sua composição oferece um equilíbrio ideal entre pureza e resistência, o que o torna mais resistente a arranhões e desgastes cotidianos. Ao escolher joias em ouro 14k, você adquire peças com longevidade, que vão manter sua aparência impecável por muito tempo (se bem cuidada), mesmo com o uso diário.
Além de sua resistência, o ouro 14k tem um tom suave e elegante, que confere um brilho natural e atemporal às peças. Ele é ideal para mulheres que buscam joias versáteis, que podem ser usadas em diversas situações – seja para um evento especial ou para o dia a dia. A leveza e a sofisticação do ouro 14k tornam suas joias perfeitas para acompanhar todos os momentos da sua vida.
Além disso, por ter menos ouro em sua composição as joias tendem a ser mais acessíveis, ao mesmo tempo que oferece benefícios como resistência, brilho e durabilidade.
Diferença na tonalidade do ouro 14k e 18k
Um detalhe importante na escolha do ouro para suas joias é a diferença de tonalidade entre o ouro 14k e o ouro 18k. Este teor de ouro é o padrão nos Estados Unidos, por exemplo, e esse tom é largamente usada pelas americanas. A diferença na proporção do ouro faz com que o ouro 18k tenha um tom amarelo mais intenso e quente, enquanto o ouro 14k apresenta uma tonalidade mais suave e discreta.
Isso acontece porque o ouro puro (24k) é naturalmente de um amarelo vibrante e intenso. No entanto, como ele é muito maleável para ser usado sozinho na joalheria, é misturado a outros metais, como cobre, prata ou paládio, para aumentar sua resistência. Quanto menor a quantidade de ouro puro na liga, mais os outros metais influenciam na cor final da peça, resultando em uma tonalidade menos intensa.
Se você prefere um tom dourado mais sutil, o ouro 14k pode ser a escolha ideal. Já o ouro 18k é perfeito para quem deseja uma coloração mais intensa e tradicional.
Cuidados
O ouro maciço não oxida e não mancha. Contudo, a liga metálica da joia em ouro pode reagir se entrar em contato com reativos (como umidade, poluição e produtos químicos) e provocar um desbotamento da joia. Por isso, é necessário ter atenção para manter o acabamento sempre belo.
Como qualquer joia, as peças em ouro 14k exigem alguns cuidados para garantir que mantenham sua beleza e brilho por muitos anos. Evite o contato com produtos químicos, como perfumes, cremes, protetor solar, bronzeador, produtos de limpeza e qualquer outro, pois eles podem danificar o acabamento da joia. Para preservar o brilho do ouro, limpe suas peças regularmente com um pano macio e, de vez em quando, use uma solução de sabão neutro e água morna para retirar a gordura acumulada.
Guarde suas joias em locais seguros, separadas uma das outras em caixas de veludo ou saquinhos de tecido, para evitar arranhões e danos. Além disso, é importante evitar o contato excessivo com a água do mar ou piscinas, pois pode prejudicar o acabamento da joia já que tem outros metais em sua composição.
A Coleção Singularis possui joias em ouro 14k para você escolher. Acesse aqui para olhar mais.